quinta-feira, 14 de abril de 2011

EBR - Escola Bíblica no Rádio com Pb. Sergio, toda quarta-feira na programação de radio da Plenitude da Fé

EBR – ESCOLA BÍBLICA NO RÁDIO


Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
MOVIMENTO PENTECOSTAL - As doutrinas de nossa fé. (Pr. Elienai Cabral)
Comentários: Neste trimestre estudaremos a respeito dos fundamentos da fé pentecostal. O Movimento Pentecostal teve sua origem no Dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo foi derramado sobre a igreja (Atos 2.2). Desde então a chama do Espírito Santo tem se mantido acesa nos corações de muitos crentes ao longo dos anos. Este movimento chegou ao Brasil com os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.

LIÇÃO 1 - QUEM É O ESPÍRITO SANTO (Programa de quarta-feira, 13/04/2011)

TEXTO ÁUREO: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16).
Comentários: O Senhor Jesus sempre manteve sua Palavra, prova disto é que ainda nos dias atuais a ação do “outro” Consolador prometido é evidente no meio do povo de Deus. O que seria de nós se fôssemos órfãos, totalmente desprovidos da direção divida que é obra do Espírito Santo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 
- João 14.16, 17, 26; 16.13- 15 (Áudio dos versículos)

INTRODUÇÃO
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade, o divino Consolador, e à semelhança do Pai e do Filho, é Deus.
O Espírito Santo é um Ser pessoal que busca relacionar-se com o homem. É um Ser dotado de personalidade e vontade própria.

I.                   A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO
O Espírito Santo é uma pessoa em toda sua plenitude, pois ensina, guia, consola e fala (Jo 14.26; 16.13; At 21.11). Como pessoa o Espírito Santo chama-se a Si mesmo “Eu” (At 10.19-20)
O Espírito Santo está presente em toda a bíblia, tanto no velho quanto no novo testamento. Na criação, no planejamento e na construção do universo (Gn 1.2; Sl 104.30). Agiu por intermédio dos juízes, reis, sacerdotes e profetas (2Sm 23.2; Mq 3. 8). Esteve presente no nascimento e na vida terrena de Jesus (Lc 1.35; 4.1). Atuante no crescimento da igreja (At 1.8; 28.31)

II.                A ASEIDADE DO ESPÍRITO SANTO
Deus existe por si próprio. Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo é auto existente. Ou seja, não depende de nada fora de si para existir. Não teve princípio de dias, nem fim de existência (Hb 9.14)
O Espírito Santo possui os mesmos atributos de Deus: Onipresença – Presente em todos os lugares ao mesmo tempo (Sl 139.7); Onisciência – Tudo sabe e tudo conhece (1Co 2.10); Onipotência – Não há impossível para o Espírito Santo, Ele é Deus. (Hb 1.3; Jo 3.3).

III.             A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
Personalidade significa: conjunto de atributos de várias categorias que caracterizam uma pessoa. A bíblia demonstra com clareza que o Espírito Santo é uma pessoa. Ele possui emoções e vontade próprias. Suas ações evidenciam esta verdade:
Quem é o Espírito Santo: é o agente da salvação; é o agente da santificação; reveste os crentes para o serviço do Senhor; implanta os crentes no corpo místico de Cristo, que é a igreja.
Seu trabalho: Ele convence, faz nascer de novo e habita no crente; influencia, purifica e liberta; capacita para o testemunho; edifica, inspira para adoração e envia.

(Jo 16.7-11; 14.16-17; Rm 8.8-11; 2Ts 2.13-17; Rm 8.1-4; At 1.8; Jo 1.32-33; Ef 2.20-22; Fp 3.3; At 13.2-4).

CONCLUSÃO
Não podemos menosprezar o divino Consolador que é o penhor de nossa salvação (Ef 1.14).

Pb. Sergio Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário