terça-feira, 7 de junho de 2011

LIÇÃO 6 – DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS


Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
MOVIMENTO PENTECOSTAL - As doutrinas de nossa fé.

LIÇÃO 6 – DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS

VERSÍCULO CHAVE“Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.” (1 Co. 14:12).

Comentários: Todos que desejam os dons de Deus devem busca-los para a edificação da igreja. Os melhores dons são aqueles que a igreja por ventura tenha falta. Todos os dons são importantes, por isso não podemos desprezar nenhum deles.
TEXTO DE REFERENCIA Atos 16: 16-24.

INTRODUÇÃO
Por meio dos dons da palavra de sabedoria e da ciência, o Espírito Santo capacita-nos a conhecer fatos e circunstâncias que somente Deus conhece.

I.         OS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Os dons podem ser classificados como: 1) dons que manifestam a sabedoria de Deus (1 Co. 12:8-10); 2) dons que manifestam o poder de Deus (1 Co. 12:9,10); 3) dons que manifestam a mensagem de Deus (1 Co. 12:10).
Numa época de enganos e falsificações espirituais, carecemos das capacitações sobrenaturais provindas do Espírito Santo, a fim de que saibamos diferençar a verdade da mentira. As dádivas de Deus só podem ser recebidas pela fé mediante a ação do Espírito Santo (Gl. 3:5; Hb. 10:38).
Na Igreja Primitiva os dons espirituais eram abundantes (At. 2:43), manifestavam-se com regularidade e frequência. A irreverência, a falta de oração e de leitura da Bíblia, além de impedirem as legítimas manifestações espirituais, podem gerar confusão e desordem (1 Co. 14).

II.    A PALAVRA DA SABEDORIA
Satanás é considerado astuto e sábio (Gn. 3:1; Ez. 28:3-5), contudo, como toda a criatura, ele é limitado. Com sua astúcia, procura enganar e induzir o ser humano ao erro. Precisamos entender que nem toda manifestação sobrenatural vem de Deus, o inimigo também é capaz de fazer sinais. É por isso que os dons espirituais relacionados à sabedoria divina fazem-se urgentes e necessários à Igreja de Cristo.
Só nosso Deus é Onisciente e onipresente, Sua sabedoria é ilimitada, pois dEle procede todo conhecimento (Pv. 2:6). Tiago afirma que o Senhor concede sabedoria aos que lhe pedem (Tg. 1:5). O crente deve continuar a crescer na graça e no conhecimento, pois somente assim chegaremos à maturidade cristã (2 Pe. 3:18).
A palavra de sabedoria é o primeiro dos nove dons espirituais mencionados pelo apóstolo Paulo em 1 Coríntios, capítulo 12. Não se trata de habilidade intelectual ou acúmulo de conhecimentos através de estudos e pesquisas; trata-se de uma operação sobrenatural do Espírito Santo sobre a mente humana, tornando-a capaz de resolver problemas tidos como insolúveis (1 Co. 12:8). Salomão, por exemplo, usou a sabedoria divina ao julgar o caso daquelas mulheres que lutavam pela posse de um recém-nascido (1 Rs. 3:16-28).

III.    A PALAVRA DA CIÊNCIA E O DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS
O dom da palavra da ciência. “[...] e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência” (1 Co. 12:8). Paulo não se referia evidentemente ao conhecimento científico que se adquire; referia-se ele à capacidade sobrenatural concedida diretamente pelo Espírito Santo, que nos habilita a conhecer fatos e circunstâncias que se acham ocultos. O Espírito Santo revelou a Pedro, através da palavra da ciência, o que Ananias e Safira haviam feito em segredo (At. 5:1-10).
O discernimento de espíritos. Discernir significa distinguir, estabelecer diferença. O Espírito Santo concede o dom de discernir, a fim de que não sejamos enganados por espíritos e manifestações espirituais que, apesar das aparências, não se originam em Deus, mas em fontes demoníacas e carnais (1 Co. 12:10).
“Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 Jo. 4:1).

CONCLUSÃO
Os dons que manifestam a sabedoria divina são extremamente necessários para que não sejamos enganados por Satanás, pois ele é enganador. Precisamos ficar atentos, munidos dos dons espirituais e revestidos de toda a armadura de Deus para lutarmos contra as astutas ciladas do Diabo (Ef. 6:11).

Pb. Sergio Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário